33 ANOS DE FORMADO – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

33 ANOS DE FORMADO

33 anos de formado!
O tempo passa rápido e de repente, temos uma vida inteira dedicada a uma profissão que antes de tudo é realmente um sacerdócio. Ser médico é um trabalho incessante e ininterrupto que só se dá bem quem ama o que faz. Não digo “quem se dá bem” como o fato de ficar rico. Hoje, nesse país, ninguém fica rico com Medicina. Ganha-se bem, mas para isso também tem que trabalhar bem (Trabalhar bem – trabalhar corretamente, honestamente e MUITO). Mas, dar-se bem em qualquer profissão é antes de tudo amar o que se faz, é antes de tudo ter uma sede de saber mais, aprender todo dia, ensinar o que sabe, mantendo a humildade de saber que por mais que se diga, nós não somos deuses e muito menos divinos. Somos seres humanos que temos um conhecimento maior na nossa área e continuamos ignorantes em várias outras. Somos seres humanos e precisamos de todos os nossos colegas e de todos os profissionais que trabalham ao nosso lado. Não seríamos nada se não tivéssemos um corpo de enfermagem, superior e técnicos, que nos auxiliam em TODOS os setores. Precisamos dos nossos fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, educadores físicos, todos enfim, que corroboram em suas áreas para que tenhamos sucesso com o tratamento que daremos ao nosso paciente.
Claro que eu nem imagino quantas operações eu fiz, quantos eu internei, quantos procedimentos nesses trinta e três anos de formado.
A faculdade de medicina é uma experiência ímpar. Intensa, se não soubermos como, pode ser impossível vencer aqueles seis anos loucos – salvam-nos os amigos. Depois vem a residência que também é um período intenso, sufocante e extremamente exaustivo – há dias onde não dá pra respirar. Acabou a residência? Trabalho, trabalho e mais trabalho. Se você não amar o que faz, não se dedicar inteiramente, será constantemente infeliz para o resto da vida.
Enfim, estamos hoje fazendo trinta e três anos de formados e trinta e três anos de dedicação em cada área que escolhemos.

A turma mantém-se unida. TURMA MASSA! Turma que me acolheu e com a qual eu tive e tenho grandes amigos e muitas alegrias. Agradeço muito a esses amigos que se preocupam com todos os outros nas doenças e momentos de situações delicadas e se unem para comemorar cada alegria, cada vitória.
Enfim, trinta e três anos. Alguns de nós não estão mais aqui. Foram chamados mais cedo e estão se preparando para voltar médicos outra vez (?).
Parabéns aos meus amigos, àqueles com os quais iniciei a faculdade, àqueles com os quais terminei o bendito curso. Parabéns a todos que se formaram depois de mim e que ainda estudam e se formarão nessa profissão tão admirada pela maioria das pessoas.
Abraços!

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor.

10 comentáriosDeixe um comentário

  • Dr. Artur , parabéns!!!!! Que Deus continue te abençoando como médico e também como escritor! O Sr é uma pessoa muito iluminada! Abraços

  • Parabéns. Aqui é seu filho, lembra?
    Te considero muito. Amigos são pra sempre.
    Sucesso sempre e que Deus ilumine esse excelente médico e ser humano que é.
    Bolívar Dutra

  • Parabéns por toda a bagagem que vem acumulando nestes 33 anos de profissão. Parabéns por toda competência e sinceridade com as quais vem ensinando seus alunos; parabéns por levar aos seus pacientes, independente de cor, raça, classe econômica….. toda ciência que vem adquirindo nestes 33 anos de experiência. Tive o prazer em tê-lo como professor e hoje mantenho o prazer em tê-lo como amigo e colega de trabalho. Parabéns e mais parabéns!! Salve o isoproterenol!!

  • Parabéns pelos 33 anos dedicado a medicina. Querido drArtur, que brilho interior emana de ti. Sua competência,sabedoria torna o senhor um ser iluminado. Suas vitórias e conquistas são contadas pelos sorrisos daqueles que recuperaram o prazer da vida por meio da sua habilidade e competência . Tenho que lhe agradecer, pois ter passado por duas cirugias em menos de um mês, não foi nada fácil, porém sabia que estava em boas mãos. Se hoje estou em casa me recuperando bem e com saúde muito se deve a sua competência como cirurgião. Meu muito obrigada por tudo.Te desejo muita saúde para continuar por longos anos exercendo essa profissão tão linda e abençoada. Um grande abraço ! Felicidades hoje e sempre.

  • Parabéns pela conquista, continue sempre sendo este médico ímpar, seja no relacionamento com pacientes, seja na interação com equipe. Alegria e espontaneidade coroam esse profissional capaz e bem sucedido!!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *