ACETETOS – MARCELO ACETI – RESENHA – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

ACETETOS – MARCELO ACETI – RESENHA

Editora: litteris
Ano: 2015
Estante: Poesia
Peso: 122g
Idioma: Português
Paginas: 80

Depois de muito estudar, testar, experimentar formas e fazeres, acho que alcancei um jeitinho agradável de compor meus versos. Meio soneto de comprimento por uma redondilha maior de largura, contabilizando sete versos de sete sílabas. Quanto à temática e à abordagem, o quarteto apresenta o tema e o terceto vem com um desfecho “ácido”, ou – por que não dizer? – acético…

acetetos, acetábulos, acetilas acetos, Sete, Sete, acético Aceti!

Resenha: Marcelo Aceti (ou A7) diz que acha um soneto pesado, dois quartetos e dois tercetos com uma métrica decassílaba. Não o acha ruim, acha pesado. Resolveu fazer seus versos mais leves e por isso mesmo meio soneto: um quarteto e um terceto. Ao invés de usar versos decassílabos, usou heptassílabos com a tônica na terceira e sétima sílaba.
Daí escreveu sete livros com sete poemas de sete versos com sete sílabas e, fazendo alusão ao seu nome, chamou-o de Aceteto.
Acho um trabalho fantástico. O poeta moderno não se preocupa mais com a métrica, rima, forma do poema e A7 faz isso tudo de uma forma perfeita. Seus poemas mostram no quarteto um “problema” e no terceto a “possível solução”. Bem elaborado, bem feito, vale a pena ler “ACETETOS de MARCELO ACETI”.

O autor: Marcelo Aceti nasceu em Niterói em 1986. É escritor, poeta, músico e professor de literatura, língua portuguesa e redação.

Onde comprar:
https://www.ciadoslivros.com.br/jojo-moyes/acetetos-1076293-p684702
https://www.amazon.com.br/Acetetos-Marcelo-Aceti/dp/8537402966

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *