ARRUMANDO AS MALAS – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

ARRUMANDO AS MALAS

Saindo pra viajar eu comecei a imaginar em como arrumar uma mala para que a viagem seja ótima. Primeiro, é preciso pensar bem o que levar de acordo com o lugar para onde se vai e o tempo de permanência. Se se vai para um lugar frio, não importa que você esteja saindo de Muriaé (cidade de Minas Gerais normalmente muito quente) e vai para Oslo (capital da Noruega sempre frio) ou se está saindo de Maria ea Fé (outra cidade de Minas, talvez a mais fria) e vai para Manaus (quarenta graus o ano todo). O importante é pesquisar como será o tempo nos dias que você estiver naquele lugar. Pensar como se já estivesse lá. O tempo de duração da viagem é outro fator fundamental na arrumação da mala. Se for uma viagem de mais de três semanas, procure um jeito de lavar roupas no meio da viagem. Na Europa você encontra lavanderias em muitos lugares por algumas moedas de Euro ou Libras. Mas, enfim, o importante na hora de fazer as malas é pensar que você deve sempre levar uma bagagem mais leve para poder trazer o monte de coisas que, mesmo quando dizemos que não vamos, compraremos nos diversos lugares por onde passamos. Eu acabo sempre levando mais coisas do que realmente uso.

Com relação a roupas:

_ Uma cueca por dia;

_ Duas meias por dia – levo tantos pares coloridos quanto brancos;

_ Uma camisa por dia e a cada semana uma ou duas extras;

_ Uma calça jeans por semana;

_ Blusa de frio – duas: uma mais leve e uma mais pesada se viajar para o frio;

_ Roupa de verão – sempre um pouco mais porque normalmente em lugares quentes se transpira mais;

_ Peças extras: calção de banho, calção e camiseta de ginástica (nunca tenho tempo de encarar uma academia viajando, mas uma caminhada na praia é sempre muito bom.

_ Lembre-se sempre: roupa suja pesa mais que roupa limpa;

_ Coisas pessoais: xampu, desodorante, material de barba (desde o barbeador a gel pós-barba), perfumes (para quem gosta e não vive sem), cremes hidratante (se for para lugares muito frios é fundamental), protetores e/ou bloqueadores solares não só para praias, mas para todos os lugares onde se vai andar algum tempo durante o dia no sol.

_ Carregador de celular – hoje o carregador faz parte de nossos utensílios pessoais e fundamentais  para vida. Não ter como carregar o celular é ficar ilhado no mundo moderno;

_ Celular – sempre que for viajar você tem duas opções: ou habilita o seu aparelho para usá-lo no lugar onde for (se for dentro do país, não precisa, você pagará pelo uso fora do domicílio) ou compra um chip para uso local com internet e estará ligado ao mundo através de suas redes sociais;

_ Calçados: use um calçado confortável para viajar e leve também uma outra opçao de calçado confortável. Tênis sempre é uma boa opção. Lembre-se que sapatos sociais para andar na neve nunca é uma boa opção – corre-sr o risco de congelar o pé;

_ Com relação a roupas sociais, procure levar o essencial para aquele evento que você fará parte, não precisa levar três ternos, cinco gravatas para escolher na hora de ir a um concerto.

Uma coisa muito importante: DOCUMENTO!

Não se esqueça do passaporte atualizado para qualquer viagem ao exterior. Mesmo quando vamos para países do Mercosul, passaporte facilita o chek-in e, para esses países, ainda se pode utilizar o RG, mas somente o RG. Nenhum outro documento, mesmo que tenha o número do RG não será aceito.

Enfim, tenha sempre uma logística própria na hora de arrumar a mala e viaje tranquilo. Lembre-se que o importante na viagem é a alegria de viajar, a preparação antes de ir, o momento que se desfruta naquele lugar sonhado e a lembrança eternizada nas fotos depois. Ah, por melhor que seja a câmera do seu celular, há lugares que merecem uma câmera com mais precisão e nitidez.

Viaje tranquilo e seja sempre feliz!

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor.

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *