ESSÊNCIA DE MADRESSILVA – MARISA TIMPONI – RESENHA – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

ESSÊNCIA DE MADRESSILVA – MARISA TIMPONI – RESENHA

ESSÊNCIA DE MADRESSILVA
Autora: MARISA TIMPONI
Editora: Gryphon Edições
Ano de publicação: 2020
ISBN: 978-85-66938-47-0-9
Páginas: 56
Gênero: Poesia
Coleção Poesia em flor nº 9

O livro faz parte de uma coleção de dez poetas a quem foi destinada uma flor para cada um. O livro da Marisa traz na capa a madressilva. A imagem da capa é de Angélica Gomes com a supervisão de arte do artista plástico juiz-forano Petrillo.
A impressão foi feita em papel offset 90g e a capa em papel supremo 250g. A edição da coleção está primorosa como todos os trabalhos da Gryphon Edições.

Resenha:
Marisa Timponi se preparou para participar do projeto “Coleção Poesia em Flor” a convite da escritora Maria Helena Sleutjes e colocou uma cadeira confortável na sua sala de frente para as plantas da granja e cumprimentou os amigos. Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Murilo Mendes sorriram e sabiam que iria sair naquele momento uma obra de arte. Jorge de Lima avisou que não poderia vir para conversar naquela tarde fresca e iluminada. Marisa, então, transformou em palavras seus sentimentos melhores e nos presenteou com o livro “ESSENCIA DE MADRESSILVA”.
Poemas profundos demonstram a solidão imposta pelo confinamento como no primeiro deles onde ela diz: …”quero sua companhia,/nossa ligação é espiritual./Sinto teu cheiro na ausência”… Ou então quando fala de futuro no poema “SERÃO”: “A perspectiva de futuro,/ se perde no significado do termo.” O que será do nosso futuro, quer saber a poetisa e todos nós. O importante, conclui ela no seu poema: “Estou aqui Com cada coisa em seu lugar”, citando o colega Manuel Bandeira.
No poema “CERTEZA”, Mario de Andrade deu um pitaco e ela escreveu “Sou trezentos,/ trezentos e cinquenta/ Um dia toparei comigo” quando quis se definir.
Todos nós estamos em crise com o momento atual e Marisa nos fala disso no seu poema “CRISE”: “Como compreender/ o momento presente?/ Simples: É questão de esperar.”
Em “APOLOGIA DA ALMA” foi a vez de Murilo Mendes dar sua intervenção e a poetisa escreve: “Tocar a alma no hoje/ é ter certeza que/ cinzas se espalharão…” Novamente a luta pela sobrevivência é retratada nesse poema.
São vários poemas e todos muito profundos e sinceros. O livro é soberbo com citações dos velhos amigos de cabeceira e estudo. É um grande prazer ler essa obra de Marisa Timponi.

A autora:

Marisa Timponi Pereira Rodrigues é natural de São Geraldo, cidade da Zona da Mata mineira, é cidadã honorária de Juiz de Fora. Atuou como professora de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa na UFJF. É escritora, pesquisadora de História Literária de Juiz de Fora, com livros publicados em coautoria com Leila Barbosa. Publicou em 2019 seu livro infantil “O MENINO QUE PULAVA” homenageando o neto recém-nascido. É uma das fundadoras do CEMM, hoje Museu de Arte Murilo Mendes – MAMM, é membro da Academia Juiz-forana de Letras – AJL – e da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora – LEIAJF.
Contatos: marisatimponi20@gmail.com
marisatimponi@hotmail.com

Venda do livro:
– Espaço Excalibur – Rua São Mateus, 265 – Bairro São Mateus – Juiz de Fora – MG
– Diretamente com a autora através de suas páginas no Facebook e Instagram.

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor. É membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete e presidente da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora - LEIAJF.

4 comentáriosDeixe um comentário

  • Suas resenhas sobre os livros da Coleção Poesia em Flor estão maravilhosas! Você analisa com propriedade e conhecimento cada obra, trazendo-nos o sentido delas e a beleza da criação de cada autor. Parabéns Artur, e obrigada pela gentileza desse belo trabalho! Parabéns, Marisa, pela sua maravilhosa Essência de Madressilvas! Lindo e enriquecedor livro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *