FLOR DE LÓTUS – ROSÂNGELA ROSSI – RESENHA – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

FLOR DE LÓTUS – ROSÂNGELA ROSSI – RESENHA

FLOR D LÓTUS – canto de um amor maior
Autor: ROSÂNGELA ROSSI
Editora: Gryphon Edições
Ano de publicação: 2020
ISBN: 978-85-66938-47-0-10
Páginas: 64
Gênero: Poesias
Coleção Poesia em flor nº 10

O livro faz parte de uma coleção de dez poetas a quem foi destinada uma flor para cada um. O livro da Rosângela traz na capa a flor de lótus. A imagem da capa é de Marco Aurélio Valle com a supervisão de arte do artista plástico juiz-forano Petrillo.
A impressão foi feita em papel offset 90g e a capa em papel supremo 250g. A edição da coleção está primorosa como todos os trabalhos da Gryphon Edições.

Resenha:
Nesse livro a autora nos trás um conto/romance em poesia. Estilo consagrado como poesia narrativa que é uma forma de poesia que conta uma história, essa história inteira é geralmente escrita em versos medidos. Os poemas narrativos não precisam de rima e incluem épicos, baladas, idílios e composições. Algumas poesias narrativas assumem a forma de um romance em verso. Os poemas narrativos mais curtos costumam ter estilo semelhante ao conto.
O romance-poema conta a história de Maria e José que se encontraram em Paris e se apaixonaram. Ela foi à cidade luz para estudar, ele vinha da Índia onde passara um tempo descobrindo sua própria vida. Ambos precisavam desse amor e isso acontece ao longo das páginas do livro. Ambos precisavam renascer como a flor de lótus que nasce no lodo. “O significado da flor de lótus, no Oriente, é a pureza espiritual”… “É uma planta aquática que floresce sobre a água do lodo/ Pureza do corpo e da alma”… A autora faz a comparação dessa flor que é tão pura e limpa apesar da água onde ela vive e nossa vida dizendo que devemos renascer e florir como a flor do lótus, limpa e pura, apesar da água do lodo, das nossas origens e nossas dúvidas.
Ambos os personagens têm problemas pessoais para resolver, mas o amor fala mais alto. Decidem suas vidas nas ruas de Paris, nas escadas de Sacré Coeur ou nos cafés parisienses. Nesse ponto a autora nos leva a passear por Paris junto com eles. Maria estuda Gustave Flaubert – sua obra máxima Madame Bovary -, ele, Rabindranath Tagore. Suas pesquisas, Paris, a solidão de ambos, tudo enfim, os leva a essa união carnal, espiritual, total.
O livro é também uma oração. É um pedido a Deus que nos faça compreender a vida e o que ela nos pode oferecer. Há momentos de dúvida que talvez a meditação, a observação de coisas da natureza, como a flor de lótus, podem nos dar a visão do caminho certo.
Novamente, nas páginas desse livro que é impossível parar de ler desde que se comece, vemos que o importante é a serenidade da alma e a escolha bem feita. A vida é feita de escolhas.
Durante a leitura desse magnífico romance-poema, existem citações da obra de Tagore, de Flaubert. O livro, apesar de pequeno – 64 páginas -, é imenso no amor que é demonstrado e na riqueza com que a autora nos apresenta a história. Não deixem de ler “FLOR DE LÓTUS – canto de um amor maior”. Sugiro ainda toda a COLEÇÃO POESIA EM FLOR.

A Autora:

Rosângela Rossi é natural de Belo Horizonte, residindo em Juiz de Fora – MG. Psicóloga, filósofa clínica, psicoterapeuta analítica e holística; articulista e comunicadora da rádio CBN/JF; artista plástica; idealizou o Círculo FiloNeuroTerapiaHolística; concebeu o método FNTH; formulou a Harmonização da Bioenergia. É membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora – LEIAJF. Obras publicadas: RAZÕES E EMOÇÕES (1993), O LIVRO DO POSSÍVEL (2005), DA ANSIEDADE À SERENIDADE (2009), A SURPREENDENTE ARTE DE AMAR (2012), ROMANCE DE JESUS: MISTÉRIOS REVELADOS (2013), PEDRO NAVA NO DIVÃ (2014), AMANDO SEM CENSURA (2015), DEUS JOGA OU NÃO JOGA DADOS? (2018), D’EUS DAS POSSIBILIDADES INFINITAS, além da participação em outras obras com diversos autores e várias coletâneas.
Contato: rosangelarossi@gmail.com

Venda do livro:
– Espaço Excalibur – Rua São Mateus, 265 – Bairro São Mateus – Juiz de Fora – MG
– Diretamente com a autora através de suas páginas no Facebook e Instagram.

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor. É membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete e presidente da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora - LEIAJF.

4 comentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *