FLORES E LUAS – MARIA HELENA SLEUTJES – RESENHA – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

FLORES E LUAS – MARIA HELENA SLEUTJES – RESENHA

FLORES E LUAS
Autor: MARIA HELENA SLEUTJES
Editora: Gryphon Edições
Ano de publicação: 2020
ISBN: 978-85-66938-47-0-7
Páginas: 48
Gênero: Poesias
Coleção Poesia em flor nº 7

O livro faz parte de uma coleção de dez poetas a quem foi destinada uma flor para cada um. O livro do Maria Helena traz na capa a tulipa. A imagem da capa é de Letícia Estevão com a supervisão de arte do artista plástico juiz-forano Petrillo.
A impressão foi feita em papel offset 90g e a capa em papel supremo 250g. A edição da coleção está primorosa como todos os trabalhos da Gryphon Edições.

Resenha:
“Falta-me o senso estético das papoulas ao sol poente.” Assim Maria Helena inicia o seu mini-book da Coleção Poesia em Flor – n. 7. No decorrer do livro, no entanto, não existe nada sem uma estética ímpar e uma sensibilidade estonteante própria da autora. Ela nos presenteia com poemas cheios de amor, cheios de flores e nas metáforas que usa demonstra seus mais puros sentimentos. “Um beijo de lua cheia/ na boca do mar bravio/ acalma todas as ondas/ faz das águas um navio” – um beijo de amor pode tudo transformar, transformar o mar bravio em ondas calmas.
A lua está presente na sua poesia, iluminando suas palavras e dando um fundo maravilhoso aos poemas. “Tu eras quase lírio/ manancial de beleza/ e espanto…” – nesse poema sua comparação com as flores nos conta o amor não correspondido, a desilusão e a tristeza. Ela ainda nos diz que “as flores secam quando o sol é muito quente e não se abrem quando é muito frio” – a temperança, o equilíbrio faz com que a vida siga seu caminho e o amor aconteça. “Um resto de LUA CHEIA/ desenha órbitas/ no infinito…” novamente a lua para dizer da saudade, do tempo.
“a lua envelhece/ derramando-se líquida/ sobre/ o oceano”.
Maria Helena traça um caminho entre as flores, a lua, o luar e nos entrega de forma singela muito amor em todas as páginas desse livro.
Ela disse, outro dia, que os livros dessa coleção são para serem lidos, uma ou duas folhas por noite. Talvez na releitura de cada um se consiga essa proeza. Eu ainda estou na fase de ler cada um dos mini-books, preciosidades literárias, de uma só vez. Como eu já disse são livros de tirar o sono – não conseguimos parar antes de terminar toda a leitura.
Recomendo o livro “FLORES E LUA” da COLEÇÃO POESIA EM FLOR.
Recomendo, outra vez, a leitura dos dez mini-books que fazem parte dessa obra excepcional.

A AUTORA:

MARIA HELENA SLEUTJES é carioca, radicada em Juiz de Fora – MG. É coordenadora editorial da Gryphon Edições. Foi editora do Boletim Científico do Parque Nacional do Itatiaia; diretora da Biblioteca Central da UFRRJ; chefe de gabinete e assessora do reitor da UFRRJ (1997-2002). Publicou as seguintes obras: “UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS NA BERLINDA”, “PRESENÇA”, “PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DO CHEMICAL ABSTRACT”, “O BAÚ DAS POETAS PIRATAS”, “CARTA, ENTÃO? PARA NÃO PERDER A POSSIBILIDADE DO ENCONTRO”; “FORMAS FRACTAIS”; “THEODORO E MARINA: CARTAS PARA SENTIR A INFÂNCIA”; “ANA BALÃO”; “EXERCÍCIOS DE OLHAR”; “PENÉLOPE”; “SOU”; “PRAZER EM CONHECER”; um olhar poético sobre a vida e obra de Murilo Mendes (ainda inédito); além de artigos científicos e participação em diversas coletâneas no país e no exterior.
Contato: mhsleutjes@gmail.com

VENDA DO LIVRO:
– Espaço Excalibur – Rua São Mateus, 265 – Bairro São Mateus – Juiz de Fora – MG
– Diretamente com a autora através de suas páginas no Facebook e Instagram.

            

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor. É membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete e presidente da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora - LEIAJF.

6 comentáriosDeixe um comentário

  • A estética, a beleza ímpar e a sensibilidade de cada verso de Maria Helena acalentam nossa alma! Muito belo!
    Ótima sua resenha, Artur! Captou cada olhar!
    Parabéns aos dois!

  • Artur, suas resenhas foram perfeitas. Cada livro foi analisado com minuciosa clareza e sabedoria.
    O livro da Maria Helena é um primor. Como vc disse, ela usa de metáforas encantadoras que enriquecem o texto .
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Parabéns, Maria Helena, pelo lindo livro

  • Parabéns querido escritor Artur Laizo pelas excelentes resenhas desta noss,querida Coleção. Contar com este seu apoio faz com que nossos minibooks ganhem mais visibilidade e possam ser acessados por um público maior. Muito obrigada@

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *