I BIENAL DO LIVRO DE UBÁ – MG – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

I BIENAL DO LIVRO DE UBÁ – MG

Foi realizada na cidade de Ubá – MG, a I BIENAL DO LIVRO nos dias 28 a 30 de setembro com o tema “Ler, conectar e criar”. A bienal homenageou o escritor Pedro Bandeira.

Ubá significa em Tupi-guarani canoa de uma peça só, esculpida em madeira. A cidade é o principal polo moveleiro de Minas e também é conhecida pela produção de manga. É a cidade natal de Ary Barroso grande compositor e cantor da música brasileira. Conta hoje com mais de 108 mil habitantes e a prefeitura está sob a direção do prefeito Edson Teixeira Filho.

A organização da Bienal foi um exemplo a ser seguido por outras cidades que pretendem divulgar a cultura e a literatura entre os alunos das escolas de primeiro e segundo graus.

Rodeando a Praça São Januário, estandes variados com trabalhos das escolas, livrarias e trabalhos educacionais entre outros, compunham o evento. As pessoas encarregadas da organização tiveram muito trabalho, mas o resultado foi o melhor possível.

A Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora se fez presente com nove membros: Artur Laizo, Ana Torquato, Emanuelle Ferrugini, Marisa Timponi, Denise, Marisélia, Vanda, Pimentel, Valéria e Divânia. Houve contação de histórias com a Vanda, Marisélia e Emanuelle, participação em uma mesa redonda com discussão sobre “A influência da internet na leitura” com a Marisa Timponi, Artur Laizo, Ana Paula Torquato e Divânia Schuenck e lançamentos dos livros: A MANSÃO DO RIO VERMELHO de Artur Laizo, SE UNEM MAS NEM SEMPRE SE SENTEM de Ana Paula Torquato, O SEQUESTRO DO GALO JOSÉ da Marisélia Souza, À FLOR DA PELE de Divânia Schuenck e O PROCESSO DA CRIAÇÃO NA BUSCA DA LIBERDADE de Marisa Timponi.

E foi com muitos shows de dança, música e teatro que se viveu a primeira Bienal do livro de Ubá. Acho que é um exemplo a ser seguido. Agradeço, em meu nome e em nome da LEIAJF, a nossa participação e espero participar novamente em 2019.

Parabéns à prefeitura de Ubá e a todas as pessoas envolvidas na organização da I BIENAL DO LIVRO DE UBÁ.

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor.

2 comentáriosDeixe um comentário

  • Excelente artigo, relatou com autenticidade e brilhantismo o evento realizado em Ubá. Foram horas de intenso convívio com a cultura , onde a literatura, o teatro, a dança, os debates levaram ao público presente momentos inesquecíveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *