JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro (17)

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ – foi fundado em 13 de junho de 1808. Ele surgiu de uma decisão do então príncipe regente português D. João de instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo. Hoje o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – nome que recebeu em 1995, é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e constitui-se como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade.

Ao acompanharmos a história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro até os dias de hoje, é possível perceber que ela tem sempre estreita relação com a agenda de interesses e preocupações em nível nacional e mundial. A própria iniciativa de sua criação era uma resposta ao contexto econômico e político em que Portugal e o Brasil, como sua colônia, estavam inseridos no início do século XIX. (JBRJ)

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um local de visita obrigatória para quem não conhece o Rio de Janeiro e para quem quer descansar, relaxar e caminhar entre plantas lindas e ar puro no meio da segunda cidade do país. Tirei ótimas fotos e, claro, já pintei algumas.

Não deixe de visitar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *