LASAGNA – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

LASAGNA

Lasagna!
Lasanha sempre foi um prato de comemoração na minha casa. Comemoram-se coisas boas, mas também já fizemos lasanha por outros motivos. É um dos meus pratos de massa preferidos – acho que não tem nenhuma massa que eu não goste. Não tenho muito costume de comer rondelli e poucas vezes comi canelone. Molho de macarrão prefiro os vermelhos, mas também gosto muito dos brancos, principalmente se for com camarão.
Mas de volta à lasanha: lasanha é o macarrão – tem gente que fala em lasanha de berinjela – eu adoro, mas não é lasanha. Prefiro chamar de torta de berinjela.
Lasanha é um prato para se comer e ficar feliz! Pode ser feita com vários recheios e molhos. Eu quase sempre faço a minha moda com molho Bechamel e bolonhesa com presunto e muzzarella. Já fiz também lasanha de bacalhau e ficou muito boa.
A primeira lasanha que eu fiz foi um desastre e, por isso mesmo, gosto de dizer que hoje faço a melhor lasanha do mundo. Modéstia à parte, fica muito boa.
A primeira vez que eu utilizei o macarrão de lasanha – aquele ondulado e seco – foi em um almoço que fiz, ainda adolescente para um amigo do ensino médio que foi almoçar na minha casa. Cozinhei o macarrão, joguei na travessa com molho de tomate e coloquei mussarela por cima, ou seja, fiz um macarrão ao molho de tomate. Desculpa aí, Rinaldo. Ele nem deve se lembrar disso. Não ficou ruim, mas era macarrão com molho.
Como eu faço? Molho a bolonhesa faço com “pomodori pelatti” e carne moída. O molho de tomate eu prefiro fazer com o próprio tomate e cozinhar por horas, mas alguns industriais são muito bons também. O molho branco, utilizo cebola ralada refogada no azeite, eu acrescento leite, caldo de carne (opcional) e quando o leite começa a ferver, engrosso com farinha de trigo dissolvida em meio copo de água. Nunca uso amido de milho para não dar gosto de mingau. Aí vou alternando: uma camada de molho a bolonhesa, macarrão de lasanha (utilizo os pré-cozidos), molho branco, mussarela e presunto, molho a bolonhesa e em três camadas, finalizo com bolonhesa e parmesão ralado. Forno por 30 a 40 minutos.

Lasanha enfim, é um prato que eu gosto de comer, gosto de fazer para receber amigos. É a melhor comida italiana. Quer dizer, eu adoro o molho a putanesca, mas depois eu falo dele e jamais vou deixar de querer sempre uma pizza napoletana.
Comer é bom demais! Como dizemos sempre: “MANGIA CHE TI FA BENE!”

               

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor. É membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete e presidente da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora - LEIAJF.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *