O ESCRAVO DE CAPELA – MARCOS DEBRITO – RESENHA – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

O ESCRAVO DE CAPELA – MARCOS DEBRITO – RESENHA

Autor: Marcos DeBritto

Ano de Lançamento: 2017

ISBN: 9788562409899

Nº de páginas: 288

Editora Faro

 

Sinopse Faro Editorial: Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore. Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em “O Escravo de Capela”, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos. Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas. (Resenha: O Escravo de Capela – Marcos DeBrito

Resenha: O autor nos dá um relato nu e cru do que era a escravidão no país. Sentimos na pele casa chibatada que os negros recebem de seu algoz o Capataz Antônio. O capataz é um homem cruel e cheio de ódio que não tendo como extravasar seus sentimentos mais sombrios, sente um prazer enorme em castigar os escravos de sua fazenda. Claro que seu pai, Batista, também tem a mesma linha de pensamento em uma época onde os negros não eram humanos para a maioria dos donos de fazendas e escravos. O outro filho de Batista estudou medicina no exterior e tem outra visão da escravidão e não concorda com os maus tratos do irmão. Impossibilitado de fazer outra coisa que não reclamar da violência do irmão, o rapaz muitas vezes é agredido verbalmente e fisicamente pelo irmão. A história muda enfim depois do assassinato de Sebola um escravo jovem que tentou fugir da fazenda. Antônio mata o negro na frente de todos os outros escravos para servir de exemplo e sua morte foi descrita e podemos sentir nas palavras de deBrito o quão horrível foi. Sebola ajudado por um outro negro, consegue fugir da senzala e sobre uma mula, alcançar a floresta que ladeava a fazenda. Antônio e seus homens conseguem pegá-lo, matam a mula e trazem o coitado arrastado até o palco de horrores que virou o seu martírio e esquartejamento.

Daí pra frente, a história fica muito melhor e eu convido a todos que não leram ainda “O escravo de Capela” a não perder tempo e o mais rápido possível ler essa obra incrível.

O Autor: Marcos DeBrito nasceu em Florianópolis e mudou-se para São Paulo em 1998 para estudar cinema. Formado pela FAAP, é diretor e roteirista. Seu curta-metragem Vídeo sobre tela, de 2001, ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado. “À sombra da lua” (2013) é seu primeiro romance. “A casa dos pesadelos” foi publicado em 2018 e é um romance premiado.

Cineasta premiado, MARCOS DeBRITO vem sendo considerado a grande renovação na produção de filmes de suspense e terror no Brasil. Começou a escrever histórias que lhe vinham à cabeça apenas para lidar com seus próprios medos, na esperança de esconjurar seus demônios e calar as vozes que não o deixavam em paz.

O destaque de sua produção está na crueza como retrata as diferentes faces do mal, mas não é apenas isso. Todas as suas histórias contêm elementos de mistério e surpresas que desafiam o público a desvendar a mente dos personagens.

Diretor, roteirista e escritor, O Escravo de Capela é seu terceiro livro publicado. Condado Macabro, seu primeiro longa-metragem, foi lançado nas salas comerciais em 2015 e vem mostrando a força de sua narrativa em festivais por todo o país e no exterior.

 

O Escravo de Capela | Links

Video trailer: https://youtu.be/SggBXHgKlsY

Primeiro capítulo Online: https://goo.gl/Q1ZHYH

Livro na página da Faro: https://goo.gl/26CHyD

Adicione à sua estante do Skoob: https://goo.gl/1qDB9w

 

À venda em todas as boas livrarias do país.

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *