ROMA – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

ROMA

Roma é a capital da Itália. Situa-se na região do Lazio com 2,7 milhões de habitantes em 1285,3 km² de área, também é a maior cidade italiana e a quarta cidade mais populosa da União Europeia. A cidade está localizada na porção centro-ocidental da península itálica, cortada pelo rio Tibre. Roma é a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o Vaticano.

Roma é uma das cidades mais importantes da história da humanidade, sua história abrange mais de dois mil e quinhentos anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C. Roma é uma das mais antigas cidades da Europa e é conhecida como “A Cidade Eterna”. Em 1871, Roma se tornou a capital do Reino da Itália e em 1946 da República Italiana.

Os papas Alexandre VI e Leão X transformaram a cidade em um dos principais centros do Renascimento italiano, juntamente com Florença. A versão atual da Basílica de São Pedro foi construída e a Capela Sistina foi pintada por Michelangelo. Artistas famosos e arquitetos, como Bramante, Bernini e Rafael, residiram por algum tempo em Roma, contribuindo para a sua arquitetura renascentista e barroca.

OPINIÃO

Roma é uma cidade fantástica que tem que ser visitada com calma. Dias de permanência e muita caminhada pelo centro permitirão que o visitante possa ver muita coisa importante na história mundial e muita arte. Se se partir de uma Roma antiga, o Coliseu é sem dúvida um ponto obrigatório na visita à cidade. Uma arena imensa construída para divertimento da realeza tem um passado sangrento onde milhares de prisioneiros culpados ou não, morreram em combates violentos. A arena está lá, mostrando para quem quiser ver um passado da cidade, dentro da modernidade atual. Seguindo pela antiguidade, o foro romano e todas as ruínas da Roma antiga dão uma emoção diferente ao observador atento. Pode-se comparar nas ruínas de Roma, como no Mercado de Adriano, um passado suntuoso com a grandiosidade da cidade atual.

Coisas para se visitar e encher os olhos: mil coisas. Não dá para passar horas ou poucos dias na cidade e dizer que se conhece Roma. Tem que andar muito a pé e subir e descer uma infinidade de escadas. Visitar o Monumento a Vitório Emanuelle II é um prazer inenarrável. Uma escadaria onde se pode tirar milhões de fotos com ângulos os mais diversos.

Igrejas em Roma é o que não falta. Muitas igrejas simples por fora abrigam arte nas paredes e tetos de tirar o fôlego. Claro, sem falar na igreja de São Pedro no Vaticano que é a maior igreja católica do mundo. Michelangelo e Bernini trabalharam muito aí.

Museus, feiras, mostras e a gastronomia de Roma. Come-se muito bem na Itália, mas em Roma eu consegui, comer “Coda de Bue e Spaghetti a Matriciana” ou seja Rabada feita no molho de tomate com macarrão a Matriciana. E, claro, tudo regado a um bom vinho nacional.

Vale a pena visitar Roma? Eu adoraria viver em Roma!

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *