VIAGEM IV – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

VIAGEM IV

projeto-rondon

Minha primeira viagem de avião foi um presente dos deuses. Meus amigos da faculdade todos, já tinham feito Projeto Rondon – um programa do governo muito bom para assistência às regiões menos favorecidas do país que não deveria ter terminado nuca -, e na época, eu não tinha podido ir. Com certeza, foram problemas de dinheiro para coisas extras, como sempre na minha vida de acadêmico. Enfim a residência, depois de diversas tentativas em outros locais, em Juiz de Fora mesmo.

A Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, mantinha um campus avançado em Tefé, na Amazônia e, lógico, quando convidado, aceitei ir. Meus amigos fizeram Rondon no norte de Minas e eu faria no norte do país! Uau! Que ótimo!

Claro que a saída de Juiz de Fora naquela noite fria e chuvosa foi um caos. Parecia que eu iria para uma guerra. Mas isso não vem ao caso agora.

Entramos no avião, doze pessoas, todos com a camiseta do “Rondon” e o DC10 levantou voo. A sensação de voar é fantástica e poucos de nós tínhamos feito uma viagem de avião. Estávamos muito felizes, esquecemos problemas, faculdade, hospital, namoradas, namorados, amigos, família…

Após a parada em Brasília, eu já era amigo de todas as aeromoças. Nova decolagem e almoço – todos nós tomávamos duas bebidas diferentes e comemos um banquete – tudo era prazer. Na época, as empresas aéreas serviam comida, bebida e o que pudesse de melhor.

Claro que continuamos tomando cerveja e tirando retratos e conversando com outros passageiros até a derradeira descida em Manaus. O maior problema foi guardar o monte de blusas e agasalhos com que saímos de Juiz de Fora e aterrissarmos naquele aeroporto a quarenta graus o ano todo.

O efeito da cerveja não nos fez prestar muita atenção no calor e continuamos nossa festa no ônibus que nos levou até o “remanejo”, cantando:

– O homem chega, já desfaz a natureza, tira rio põe represa, diz que tudo vai mudar…

 

http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/pagina/id/9718/area/C/module/default

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor.

4 comentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *