Preconceito!
O ser humano tem preconceito!
Na definição de Oxford temos:
Preconceito: substantivo masculino
1. qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.
2. sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.contra um grupo religioso, nacional ou racial”.
O ser humano é sobretudo preconceituoso. O preconceito de cor da pele é o mais falado e mais divulgado em todo mundo.
O homem esquece que é humano e desdenha, critica e fala mal de seus semelhantes. E aquele que foge ao padrão da normalidade é extremamente sacrificado seja por palavras e até atitudes que podem lhe custar a vida. O que é normal? Quem definiu isso?
Quantas pessoas na história da humanidade sofreram essa segregação horrível. O homem sempre escravizou o homem. Desde antigas civilizações, o escravizado era quem trabalhava para manter a vida e o luxo de seu senhor. Independente de ser branco, preto, indígena, não interessa quem, esse pobre coitado fez a história acontecer e o nome do “dono” aparecer.
Hoje há a abolição da escravatura em todo mundo. Será? Será que não existe na mente de muitos uma diferença pela simples etnia ou nacionalidade?
O ser humano tem preconceito de beleza. Tudo aquilo que não é belo, todas as pessoas que não são belas sofrem esse tipo de preconceito e é motivo de zombaria e asco. Quem definiu o que é belo?
Existe o preconceito de idade. O adulto acima de quarenta anos sofre esse preconceito com relação aos mais jovens. Homens velhos se casam com pessoas novas se houver dinheiro investido nessa relação. Sempre?
E homens jovens não se relacionam com homens velhos, ou com mulheres velhas. Os idosos sofrem esse tipo de preconceito e nunca mais poderão amar?
Existe preconceito de doenças. Muita gente esconde o que sente por vergonha de ter uma doença. Existe preconceito entre pessoas saudáveis e aquelas doentes, com alguma deficiência física ou mental.
Existe o preconceito de lugar e algumas pessoas detestam tal ou qual cidade ou país sem nunca ter estado lá, sem conhecer nem a história nem a população.
Existe o preconceito na profissão. Muitos profissionais de sucesso não cumprimentam seus porteiros, muitos médicos não conhecem sua equipe de enfermagem, muitos engenheiros e arquitetos não querem saber da vida de seus pedreiros e ajudantes.
O ser humano tem preconceito de sexo. Não estou falando de gênero. Quem gosta de homem ou gosta de mulher, gosta e pronto! Como disse Belchior “Tudo é divino, tudo é maravilhoso”. Estou dizendo do sexo, do ato sexual em si. Há quem tenha medo de ir além, há quem tenha preconceito de deixar o corpo ter o prazer que quer, ou precise. Há situações em que beijo na boca é um terremoto imenso.
Sempre haverá preconceito de alguma coisa ou de alguma pessoa.
E o seu? Qual é o seu preconceito?
Vamos comversar?
Muito bom. Uma chacoalhada, para se fazer pensar. Quanto a escravidão todos os povos foram. Escrava Isaura era branca, povo egípcio também foi escravizado. Amei. Foi direto e objetivo.
Excelentes palavras. Parafraseando alguém bastante conhecido… “atire a primeira pedra…” quem não tem um pré,conceito, sobre algo ou alguém. Fantástico Artur.
Obrigado.
Belo texto, nos coloca em reflexão sobre este tema que existe, está aí e não tem como fugir. vivemos numa sociedade capitalista e moralista, embora tentamos contornar ou acabar, ele sempre vai estar em nosso convívio, as vezes até inconsciente. O preconceito vai além de todos os conceitos, ele pode até moldar uma sociedade, transformar vidas de forma negativa ou positiva (fazendo quem sofreu dar a volta por cima). E um tema polêmico, mas que deve ser sempre trazido para o debate e a reflexão. Parabéns…