CONTOS ESTRANHOS – BRAM STOKER – RESENHA – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

CONTOS ESTRANHOS – BRAM STOKER – RESENHA

Título: CONTOS ESTRANHOS
Autor: Bram Stoker
Editora: Nova Fronteira
Ano de publicação:
ISBN: 9788520942260
Páginas: 168
Gênero: Terror
Ano: 2020
Encadernação: Capa Dura

Opinião na quarta capa do livro:
Reconhecido como um dos maiores mestres do terror da literatura mundial, Bram Stoker produziu textos dos mais variados gêneros. Em “Contos estranhos”, estão contempladas nove de suas melhores histórias curtas, entre as quais a famosa “O hóspede de Drácula”. Com enredos tão distintos quanto surpreendentes, os contos que compõem esta antologia — publicada pela viúva Florence Stoker em 1914, dois anos após a morte do escritor — são ao mesmo tempo uma prova da genialidade do autor e uma nova porta de entrada para os leitores que já conhecem a história do vampiro mais ilustre da literatura.

Resenha:
O livro é uma viagem ao terror de Bram Stoker. É impossível parar de ler. São nove contos que prendem a atenção do leitor e, pela descrição, nos remetem ao local onde acontecem as tramas.
– O HÓSPEDE DE DRÁCULA – é sensacional. Um conto onde o “convidado de Drácula” resolve fazer uma incursão por uma cidade fantasma durante a noite e, exatamente, na noite de Walpurgis. Um texto muito bem narrado e com um final surpreendente.
– A CASA DO JUIZ – é sem dúvidas de tirar o fôlego. Malcolm Malcomson é um estudante que resolve ir para o interior para ter paz para estudar para um exame importante em sua carreira. Ele encontra uma casa abandonada há algum tempo e resolve que é nela que encontrará o que precisa. Será?
– A ÍNDIA – uma história que prende a atenção e incita a continuar quase que desesperadamente até o fim para ver o que irá acontecer com o americano que inadvertidamente causou a morte de um filhote de gato e cuja mãe o perseguiu.
– O SEGREDO DO OURO CRESCENTE – uma traição, um amor não correspondido e uma morte. Como seria a vingança nesse caso?
– A PROFECIA DA CIGANA – não se pode duvidar das forças do além e nem mesmo da previsão daquelas pessoas que estão aptas e fazê-las. Uma previsão, no entanto, pode gerar muita confusão.
– A VINDA DE ABEL BEHENNA – um lugarejo pequeno é o palco dessa trama. Um amor de uma donzela por dois rapazes que a disputam. Qual deles a levará ao altar?
– O ENTERRO DOS RATOS – é talvez, o mais instigante conto do livro. A tensão criada em torno do inglês que passava seus dias em Paris e que se meteu em encrencas é ótima. Stoker soube mostrar o lado sombrio de Paris naquela época.
– SONHO COM MÃOS VERMELHAS – Jacob Settle tinha um segredo na sua vida. Um segredo que agora voltava a incomodá-lo através de sonhos terríveis. Como se livrar do passado e do medo do futuro?
– GROOKEN SANDS – uma família resolve passar uma temporada em uma casa de praia na Escócia. O chefe da família, Sr. Arthur Fernlee Markam encomendou um traje de Highlands para usar durante toda a estadia o que causou sérios aborrecimentos entre os membros da família e foi motivo de risos da população local. Uma profecia de um homem considerado louco pelos moradores da cidade poderia mudar a vida de Markam?
Eu recomendo o livro Contos Estranhos de Bram Stoker.

O AUTOR:

Abraham “Bram” Stoker (Dublin, 8 de Novembro de 1847 — Londres, 20 de Abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro.
Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde.
Com a mulher, mudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos. Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu seu único filho, Irving Noel Thornley Stoker. Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famoso romance.
Enquanto esteve no Lyceum Theatre de Londres, começou a escrever romances e fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros gêneros.
Antes de escrever Drácula, Stoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros.
Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker faleceu em Londres em 1912. Alguns biógrafos atribuem a um processo desencadeado por uma sífilis terciária como causa de sua morte. Foi cremado e suas cinzas estão numa urna no Crematório de Golders Green, em Londres, Inglaterra.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Bram_Stoker)
Uma das coisas que me alegram bastante é saber que Bram Stoker nasceu no mesmo dia que eu: 08 de novembro.

VENDA DO LIVRO:
– https://www.amazon.com.br/dp/B08DJFWNB5/ref=dp-kindle-redirect?_encoding=UTF8&btkr=1
– https://www.livrariaflorence.com.br/produto/livro-contos-estranhos-stoker-nova-fronteira-214184
– https://www.estantevirtual.com.br/busca?q=stoker-bram%20contos-estranhos
– https://www.travessa.com.br/contos-estranhos-1-ed-2020/artigo/2030e956-26d9-4e34-9940-29b532576ba1
– https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1600042753-livro-contos-estranhos-bram-stoker-envio-gratis-_JM

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor. É membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, Sociedade Brasileira de Poetas Aldravistas e presidente da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora - LEIAJF.

2 comentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *