PROFISSÕES – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

PROFISSÕES

Escolhemos nossas profissões – algumas para o resto de nossas vidas sem chance de troca -, na adolescência. Em uma época tumultuada e cheia de hormônios enlouquecedores que fazem com que a gente tenha um mundo a favor e outro contra tudo aquilo que acreditamos e queremos. É nessa época cheia de incertezas e lutas contra a nossa própria formação que optamos por estudar alguma coisa, fazer vestibular para uma faculdade X ou deixar de estudar e ir trabalhar com isso ou aquilo. O que importa nesse momento não é o futuro, mas o momento. Não pensamos em como vamos viver com esse ou aquele tipo de trabalho e nem com o valor do soldo que nos será conferido em cada escolha.

A vida é feita de escolhas e não podemos voltar atrás de várias escolhas que fizemos. Algumas pessoas mudam de profissão no meio da vida, no final da vida ou nem têm profissão, mas é tudo uma questão de escolha.

Sempre vemos as mamães e papais dizendo de boca cheia: “Meu Ricardinho vai nascer em maio, mas vai ser médico quando crescer” ou “Toninho está com dois anos, mas vai ser engenheiro, se Deus quiser”, ninguém diz: “Maria está com sete aninhos, mas vai ser uma mulher feliz”, ou “Jorginho vai ser uma pessoa realizada”. Acho que nunca ouviremos: “Cláudio vai ser um grande escritor quando crescer”.

Enfim, escolhemos nossas profissões cedo demais. Influência da profissão do pai, da mãe, de alguma pessoa que temos por ídolo? Muitas pessoas se realizam nas suas profissões e outras nem questionam isso se tiver como pagar as contas no final do mês e comer e beber bem. Alguns jamais questionarão a vida que levam por falta de conhecimento do que poderia ser melhor. Buda disse que “a felicidade é o oposto do desejo” e complementando pode-se dizer que o conhecimento é o início do desejo. Quando não se sabe o que existe além do que podemos enxergar, nosso mundo nos basta e isso é ser feliz.

Não há uma receita formulada de felicidade. Não há um mapa para seguirmos o caminho certo e esse “caminho certo” a gente mesmo é quem faz. A escolha é fundamental? Sim! Mas a vida é feita de escolhas e o importante é saber escolher na hora certa e aceitar as escolhas que fez. Se não for a melhor escolha, muitas vezes, dá tempo de fazer novas escolhas e ser feliz.

O importante é ser feliz. Se você ama o que você faz, vai fazê-lo com prazer o resto de sua vida.

A profissão é o caminho para a vida futura. Gostaria que todos os adolescentes lessem e entendessem o que eu quero dizer aqui. A escolha da profissão é para a vida toda.

Sejam todos felizes!

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *