A academia de musculação estava cheia hoje, pela manhã.
Eu gosto de olhar as pessoas treinando e imaginar o que poderiam estar pensando.
Há pessoas com mais de sessenta anos que, como eu, fizemos essa atividade física a vida toda e gostamos. Eu, sempre que preciso parar por um tempo maior, como na Pandemia, ou por outro motivo, sinto dores no corpo, me dá preguiça, mal-estar, dificuldade para me movimentar efetivamente, me sinto com a musculatura encurtada, flácida. Quando não faço minha atividade física regular chego a ficar deprimido.
Porém, há outros na mesma faixa etária que estão experimentando pela primeira vez, alguns vão parar rapidamente, outros nem tão rápido e há aqueles que estão ali por ordem médica. O doutor que o consultou não deixou escolha e mandou seu paciente fazer uma coisa que ele não gosta. Vai ser pior!
Uma coisa importante é a atividade física em qualquer momento da vida. Nosso corpo precisa de atividade assim como nosso cérebro, mas precisa fazer a atividade que gosta. Não dá para forçar esse ou aquele exercício físico se a pessoa não gosta. Eu nunca irei nadar! Sei nadar, passei minha infância e adolescência em clubes e nado bem, mas detesto.
Continuando minha observação há atletas de várias modalidades fazendo muscular. Há aqueles que precisam reforçar a musculatura para empregar no seu esporte. Jogadores de vôlei, futebol, outros esportes coletivos, até mesmo nadadores se beneficiam da musculação para melhorar sua performance.
Há pessoas que apenas vão “malhar” porque é moda, outros para sair de casa, ver amigos, namorar, arrumar alguém…
Há quem faça atividade física para ficar bonito pelado.
Há atletas que fazem fisioculturismo e têm um treino intenso para desenvolver a musculatura ao máximo. Alguns atletas são gigantes.
Eu nunca quis virar monstrinho, mas adoraria ter um físico sarado. Nunca me dediquei 100% para conseguir isso e acho que tá tudo certo.
Vou continuar “malhando” enquanto o corpo e a mente o permitirem. Espero não ter que abandonar tão cedo.
Para todos: “Boa atividade física!”
MUSCULAÇÃO
