ISBN: 9788555266430
Ano: 2016 / Páginas: 194
Idioma: português
Editora: Autografia
Capa: Rebeca Frassetto
“Há uma sombra”, ela enfim disse, sem abrir os olhos. “Há alguém perto de você. Rodeando você. Quer algo que você tem. Não descansará enquanto não obtiver aquilo que só em você encontrou”.
Na procura por vingança pelo assassinato da namorada, um jornalista se embrenha no submundo do crime sem saber o que vai encontrar. Ao buscar os serviços do assassino Casemiro, jamais esperaria ele que a vingança desejada iria se transformar em algo muito maior e mais assustador do que a violência urbana e a corrupção do tráfico. Sangue, almas gêmeas, dor, medo, trevas, o outro obscuro à espreita. O mal, personificado na crueza e agressividade de Casemiro, já o incluíra em seus planos e o aguardava para um destino do qual era tarde demais para recuar.
Em O Adversário, o sobrenatural age da forma mais incômoda: nas coisas pequenas de nosso cotidiano. Ele age por baixo dos momentos de tranquilidade. Prega pequenas peças que jamais associamos ao todo. Aflora em lugares insuspeitos. Cava galerias sob nossa paz. Até chegar a hora em que as instalações nas quais erguemos nossa sanidade, de tão corroídas, vêm abaixo.
Resenha:
O livro começa com o personagem, o Zeca, fugindo e acaba se encontrando com N e não pode deixar que ela também seja pega pelas mesmas pessoas que o perseguem. Mas quem são essas pessoas? Na realidade, é apenas um perseguidor. Na realidade, Zeca se envolveu com seu maior pesadelo e não se deu conta no início do livro.
A criação dos personagens é outro ponto forte do autor. Zeca é um ser do bem, Casemiro é o mal. A junção de Casemiro e Zeca é uma força muito grande. Eles têm que se encontrar e fica sempre a dúvida: o bem sempre vencerá o mal? O mal consegue se sobrepor ao bem? Os personagens secundários entram na trama com força e são muito bem marcados na história.
O autor sabe conduzir a trama e envolver o leitor. Tudo parece uma perseguição natural de um matador de aluguel, Casemiro, contra Zeca que o contratou para executar um trabalho, uma vingança. Mas no desenrolar da trama a coisa muda e a realidade é outra. Zeca está envolvido com forças sobrenaturais e precisa “pagar pelo serviço realizado” que na época do acordo não custava nada. Mortes se sucedem e a atenção do leitor é cada vez maior até que, no final inesperado e sensacional, consegue-se voltar a respirar. A dúvida que fica é: será que vai acontecer conosco?
O autor consegue dar as informações necessárias na hora certa e mudar o rumo da história no meio do livro.
Romance bem escrito e eu recomendo “O ADVERSÁRIO” de Maurício Limeira.
O autor
Maurício Limeira é carioca, funcionário público, formado em História, nasceu em 1969, mora em Laranjeiras. Desde a adolescência vem escrevendo contos, crônicas, poemas e peças para teatro. Parte desse material reuniu num fanzine de quadrinhos chamado Quadrante e, mais tarde, no site que ele próprio editou em 2000, O Cisco Tonitruante (e que encerrou quatro anos depois). Teve um artigo dos tempos de faculdade publicado em 1998 no livro História e Imagem, organizado por Francisco Carlos T. da Silva, e dois contos publicados na coluna de Claudio Willer na revista Cult. Atualmente, participa do grupo Filmantes, com quem vem desde 2008 realizando vídeos de humor disponibilizados na internet. Em 2010, teve um conto premiado no Concurso Literário do Servidor Público do Rio de Janeiro. O Adversário foi seu primeiro romance.