SOB A LUZ DA POESIA – J. R. AMORIM – RESENHA – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

SOB A LUZ DA POESIA – J. R. AMORIM – RESENHA

Título: SOB A LUZ DA POESIA
Autor: J. R. AMORIM
Editora: EDITORA PARATEXTO
Ano de publicação: 2021
ISBN: 978-65-86634-02-0
Páginas: 184
Gênero: POESIA

Opinião na quarta capa do livro:
QUE TAL ENXERGAR COM OS OLHOS DA ALMA?
Cada um percebe o mundo de um jeito peculiar, avalia cenários e forma opiniões. É a magia da liberdade exercida de acordo com as convicções. A poesia, contudo pode modificar este olhar, pois é uma fonte de luz viva e intensa, capaz de chegar até a alma. SOB A LUZ DA POESIA se propõe a ser parte desta fonte e permitir ao leitor a experiência deste novo olhar. Deixe a luz da poesia brilhar e revelar um novo mundo. Permita-se ver o outro, ver o mundo, ver a si mesmo e ver as convenções sob a influência desta luz.
Veja com os olhos da alma.
Veja sob a luz da poesia.

Resenha:
O livro é lindo! A capa nos dá a nítida sensação de entrar na poesia e não querer sair mais de lá. Na primeira orelha, opiniões de Artur Laizo (eu, mesmo) – presidente da Liga dos Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora – LEIAJF – e de Cecy Barbosa Campos, presidente da Academia Juiz-forana de Letras – AJL – e o prefácio é de Alice Gervason Marco Fernandes.
J.R. dividiu o seu livro em quatorze partes, ou capítulos, que são: Olhando a vida e a morte, Olhando as convenções, Olhando a psique, Olhando a Sociedade, Olhando sentimentos, Olhando relacionamentos, Olhando a Pandemia, Olhando outras coisas, Olhando torto, Olhar perdido, Olhando outros, Olhar direto, Olhar aldravianista e Olhar de despedida.
J. R. Amorim, convida o leitor a se deliciar com seu livro dizendo: “O corpo humano é cheio de coisas extraordinárias e dentre elas a visão…” “Luz… Câmera… Ação… Ou melhor… Luz… Olhar…Poesia…”
“VIVER PLENAMENTE” é o primeiro poema da primeira parte do livro e ele nos diz que “viver plenamente é ser inteiro/ Corpo, mente e espírito em comunhão./ Dividido não há vida, nem sentido, nem razão.” Essa é uma forma de nos dizer que somos corpo e alma, sentimento e razão tudo junto e embolado. É assim que nos diferenciamos, mas é assim que existimos. “A VIDA É UM MORRER DIÁRIO” chama a nossa atenção para a vida, apesar de falar da morte. O tempo não espera e passa e se não estivermos atentos, perdemos tempo, perdemos a vida. É por isso talvez, que ele diz que “TÔ DE MAL COM A MORTE”. Apesar de não temer a morte, o eu lírico desse poema diz que ainda não está na hora de terminar com a vida.
“PRIMEIRO PASSO” é um poema que também incentiva a vida: …”há tempo pra plantar e para colher./ Sei que há tempo para ferida cicatrizar”…
Os poemas de J.R. mostram uma sensibilidade inconfundível e uma gratidão a tudo que contribuiu para que o autor seja, hoje, o que é. “GRATIDÃO”: “Hoje eu agradeço a todos./ Aqueles que com amor e suor me geraram…” e todos os outros responsáveis pelo caminho que trilhou desde o nascimento aos dias atuais.
Na parte “OLHANDO O OUTRO”, o autor presta suas homenagens. Homenagem à Cora Coralina, homenagem às contadoras de histórias, Homenagem à todas as mulheres da LEIAJF. Como não poderia deixar passar em branco, há o “OLHAR ALDRAVIANISTA”, onde o autor nos brinda com ótimas aldravias.
O livro é uma obra de arte que vale a pena ser lido e relido. Eu recomendo “SOB A LUZ DA POESIA” de J.R. Amorim.

O AUTOR:

José Renato de Amorim – Mineiro, economiário aposentado.
É formado em Direito, pós-graduado em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e especialista em Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coach (ICB).
Escritor membro da Academia Juiz-forana de Letras (AJL), da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (LEIAJF) e da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas (SBPA).
Já publicou dois livros infantis: “Um, dois, feijão com arroz”, em 2017 e “A escola dos cereais: o sentido da vida” em 2019. Tem participação em várias antologias de poesias e de contos adultos e infantis.
SOB A LUZ DA POESIA é seu primeiro livro de poesias.

Contato:
Facebook: José Renato Amorim Autor
Instagram: @jramorim.autor
Blog: www.versosdaalma.wixsite.com/blog

VENDA DO LIVRO:

– Diretamente com autor através de suas páginas no Facebook e Instagram, ou através da Editora Paratexto:
www.editoraparatexto.com.br
Instagram: @editoraparatexto
Facebook: /editoraparatexto

            

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor. É membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete e presidente da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora - LEIAJF.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *