FUTURO – Pão de Canela e Prosa
Pão de Canela e Prosa

FUTURO

Às vezes,
A gente para e pensa:
– Se eu pudesse começar de novo, o que eu faria?
Muita gente dirá que faria tudo exatamente como fez até hoje. Bobagem!
Todos nós temos coisas das quais nós arrependemos de ter feito e de não ter feito. Muitas vezes são muitas coisas que deixamos escapar, ou fizemos uma grande besteira e não deu certo.
Não falo só em relacionamentos. Esses talvez possam encabeçar a lista dos arrependimentos. Aquela pessoa que passou e nem percebemos ou aquela outra que por muito tempo foi como um encosto na vida… enfim!
Falo de atos de comprar, vender, arrumar um emprego – ou não fazer nada -, pedir demissão por algum motivo que não seja realmente preciso. Ser demitido: fazer uma merda tao grande a ponto de perder o emprego é devastador.
Mas o que faríamos de diferente se pudéssemos voltar no tempo? Se pudéssemos, com o conhecimento que temos na idade que temos, voltar dez, vinte, trinta anos e reviver, o que faríamos?
Importante pensar que o que somos hoje depende exclusivamente dos nossos atos, fatos, relacionamentos e vida passada. Se mudarmos algo do passado, mudaremos, sem dúvida o presente, ou seja, se voltarmos e fizermos qualquer coisa diferente, seremos hoje também diferentes e com um mundo ao nosso redor também modificado pela mudança que fizermos na nossa trajetória.
Estaríamos fortes e seríamos capazes de aguentar essa mudança depois de tanto tempo?
O passado está lá. Sentimos saudades de pessoas, lugares e fatos que ocorreram nas nossas vidas, mas estão lá, estão nas nossas lembranças. Não dá para refazer sem ter a consequência no presente.
O que podemos então fazer? Mudar o que não nos agrada hoje! Ser diferentes – se isso importar – hoje. Fazer o hoje valer a pena. Pensar no futuro daqui pra frente, não importa quanto tempo ainda temos de vida. Nunca saberemos quando será nossa partida para o outro lado. O importante é fazer valer a pena o momento atual. Não ficar ruminando coisas do passado e viver sem arrependimentos.
Viver a vida atual. Viver o hoje. Dá tempo de melhorar muito o nosso futuro!

Sobre o autor Ver todas as postagens

Artur Laizo Escritor

Artur Laizo nasceu em 1960, em Conselheiro Lafaiete – MG, vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas, onde também é médico cirurgião e professor. É membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete e presidente da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora - LEIAJF.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *